Institucional
 

A área de Extensão da Fundação Cecierj oferece atividades voltadas para educadores e sua prática no magistério, contribuindo para a formação de educadores do Estado do Rio de Janeiro.

Em suas edições semanais, a Revista Educação Pública, possibilita o intercâmbio de conhecimento com educadores e entre eles, por meio de oficinas, fóruns de discussão, divulgação e produção de textos educativos, científicos ou literários. Uma das funções centrais da revista é contribuir para que o profissional de educação se reconheça e se valorize como produtor de conhecimento. O objetivo é fomentar a constituição de uma rede de educadores que interajam e cooperem uns com os outros.

As oficinas abordam temas específicos relacionados aos assuntos trabalhados na Educação Básica. Elas estão na Internet e são atividades de curta duração que servem para estudo ou aplicação prática em sala de aula. Atualmente, há oficinas nas áreas de Arte, Biologia, Cidadania, Educação em Ciências, Física, Geografia, Geologia, História, Informática, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

A interação com outros educadores é fomentada na seção Discutindo: ali o educador experimenta um processo de trabalho cooperativo de pedir e responder a sugestões, trocando ideias e opiniões sobre temas – quase sempre polêmicos – ligados à educação.

Numa iniciativa voltada à formação de educadores, a seção Cultura merece um espaço de destaque, que procura romper a dicotomia entre educação e cultura. São apresentadas obras nas mais variadas linguagens e formas de manifestação artística, acompanhadas de comentários e novas abordagens.

A Biblioteca oferece textos de interesse pedagógico para diversas disciplinas, buscando promover discussões sobre temas transversais, cidadania e política educacional, além de temas específicos das várias disciplinas – que recebem tratamento preferencialmente inter e transdisciplinar. Oferece, ainda, animações que podem ser mostradas como exemplo para ajudar os alunos na compreensão de alguns temas.

As principais notícias da área educacional, incluindo opiniões e comentários inéditos, estão no Jornal, que permanece aberto às discussões sobre esses assuntos.

Dessa forma, a formação profissional do educador será contínua ao trocar experiências, conhecimento e informação com seus pares. A seção Sua Voz, como o nome já diz, dá ao educador a oportunidade de apresentar suas experiências e seus trabalhos e os de terceiros.

A seção Eventos é uma agenda com informações sobre congressos, seminários, concursos, palestras e atividades culturais.

Em Internet, você encontra o Site da vez: indicações de sites que têm tudo para enriquecer seu trabalho pedagógico, com dicas e sugestões que podem ajudar seu trabalho ou facilitar sua vida.