OrigamiSobre esta oficina

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Atividade 1:

Nas atividades aqui propostas, utilizaremos papeis quadrados para fazermos nosso origamis modulares. Porém, as folhas que costumamos ter a nosso alcance são de formato retangular.

A obtenção do quadrado é o pontapé inicial de nossa aula.

A cada passo na montagem do módulo haverá a exploração de conceitos geométricos.

1.Tirando um quadrado de um retângulo

Metodologia:

  1. Observar as diferenças e semelhanças entre o retângulo e o quadrado formado (ângulos, medida dos lados, razão entre as áreas etc).
  2. Com o quadrado formado, observar a linha que o divide (diagonal) e as figuras a partir daí formadas (dois triângulos retângulos e isósceles). Observar as características desses triângulos; estabelecer elo entre a trigonometria (ângulos notáveis, teorema de pitágoras). Estudar modos de obter a medida da diagonal usando diferentes caminhos.

2. Como se fosse um livro

Como se fosse um livro

Metodologia:

  1. Observar que a linha formada é a altura do quadrado (mesma medida do lado);
  2. Falar sobre retas paralelas, transversais e concorrentes;
  3. Observar figuras formadas pelas linhas marcadas no papel (triângulos retângulos isósceles e trapézios retos);
  4. Pontuar as características de cada figura.

3. Portas de um armário

Portas de um armário

Metodologia:

  1. Observar as linhas formadas;
  2. Verificar a existência de figuras semelhantes, formadas a partir das linhas marcadas no papel;
  3. Observar os ângulos formados entre as paralelas e a reta transversal;
  4. Utilizar transferidor para medir tais ângulos.

4. O de cima desce e o de baixo sobe

O de cima desce e o de baixo sobe

Metodologia:

  1. Mostrar que neste desenho a figura sofreu um giro de 90º;
  2. Observar o quadrilátero formado;
  3. Quais as principais diferenças entre o quadrilátero formado e todos os outros observados (retângulo,quadrado e trapézio).

5. Embutir as pontas

Embutir as pontas

Metodologia:

  1. Observar as linhas formadas;
  2. Verificar a existência de figuras semelhantes, formadas a partir das linhas marcadas no papel;
  3. Verificar que todos os quadriláteros formados até aqui podem ser decompostos em triângulos;
  4. Verificar se tais triângulos são semelhantes.

6. Fim da primeira face

Fim da primeira face

Com o fim desse módulo, novas atividades podem ser formadas. Tais atividades saem da geometria plana e passam para geometria espacial ou tridimencional.