Oficinas
Língua Portuguesa Alfabetização animada
Acesse já!

Este objeto de aprendizagem, desenvolvido pelo professor David Rocha sobre projeto de Maria Aparecida Schio e com narração de Bruno Schio, traz, na forma de um jogo de certo e errado, um bom exercício de ortografia. Pelo seu formato e sua estrutura (sem tempo predeterminado para a resposta), pode ser usado com sucesso em sala de aula, levando muitas vezes a questionamentos por parte do professor: ameixa é com x ou com ch? Qual é a regra pra isso? Com isso, provoca uma disputa saudável entre alunos (que podem ser reunidos em grupos) e permitindo que o professor, a cada palavra, complemente a informação ou acrescente outros exemplos e palavras mais próximas da realidade dos seus alunos.

Apesar de ter alfabetização em seu nome, o programa é uma forma mais lúdica de estudar as dificuldades para escrever corretamente a nossa língua.

Vale a pena experimentar!

Publicado em 11/06/2011

Música pr'aprender brasileira
Acesse já!

A primeira parte desta oficina explora as possibilidades de utilização, em sala de aula, da música Construção (Chico Buarque). A segunda parte propõe uma abordagem multidisciplinar de seis composições de Gilberto Gil. Destinada a professores de Português, Literatura, História, Filosofia, Geografia, Religião, Tecnologia e Ciências.

Língua Portuguesa na Educação:

1 - O Poder da Língua... Língua é poder?
Acesse já!

Definir e analisar diferentes concepções de língua e de poder. Refletir criticamente sobre a relação existente entre língua e poder.

Publicado em 21/11/2006
2 - Língua do poder, língua do povo... (?)
Acesse já!

Verificar os limites da relação língua e poder. Analisar a amplitude sócioeconômica, política e cultural da relação língua e poder.

Publicado em 05/12/2006
3 - Ensino de língua: uma linguagem ideológica?
Acesse já!

Compreender o ensino de língua como um ato que encerra visões sociais de mundo diferentes. Refletir sobre a relação existente entre visões sociais de mundo ideológicas; visões sociais de mundo utópicas e o ensino de língua.

Publicado em 03/01/2007
4 - Língua e ensino de língua materna: Até onde a escola conforma?
Acesse já!

Refletir sobre língua e seu ensino, em termos de prática político-social e epistemológica. Analisar língua e seu ensino como práticas sociais plenas de sentidos em suas interlocuções.

Publicado em 16/01/2007
5 - Língua e identidade cultural
Acesse já!

Compreender as relações existentes entre sociedade, cultura e construção linguística. Refletir sobre a importância da língua na construção da identidade de uma nação.

Publicado em 23/01/2007
6 - Quem é cidadão no Brasil?
Acesse já!

Compreender as relações existentes entre cidadania e uso da língua. Refletir sobre a importância da língua e de sua utilização na constituição da cidadania.

Publicado em 30/01/2007
7 - Diversidade linguística no Brasil
Acesse já!

Analisar as relações existentes entre sociedade, cultura e construção linguística. Conhecer os processos diastráticos e diafrásicos na construção linguística. Discutir a importância dos processos diastráticos e diafrásicos na construção da língua de uma nação.

Publicado em 13/02/2007
8 - O que se fala e o que se escreve: oralidade e formalidade
Acesse já!

Conhecer diferenças e semelhanças existentes entre o português falado e o português escrito no Brasil. Analisar a importância do uso (português falado e português escrito distenso) como estratégia de maior contato identitário com a língua materna. Compreender os mecanismos que elevam o português escrito à condição de matriz formal e correta de ensino da língua materna.

Publicado em 06/03/2007
9 - Erro e agramaticalidade: falando a gente se entende (1)
Acesse já!

Discutir as noções de erro e agramaticalidade. Apresentar problemas e exemplos práticos relativos à discussão das noções de erro e agramaticalidade.

Publicado em 03/04/2007
10 - Erro e agramaticalidade: falando a gente se entende (2)
Acesse já!

Discutir as noções de erro e agramaticalidade. Apresentar problemas e exemplos práticos relativos à discussão das noções de erro e agramaticalidade.Refletir sobre as noções de erro e agramaticalidade no trabalho cotidiano com as séries iniciais.

Publicado em 29/05/2007
11 - Aluno leitor: o que se lê e o que se entende
Acesse já!

Analisar concepções de linguagem e de leitura. Refletir sobre a importância da constituição do prazer de ler nas séries iniciais do ensino fundamental. Refletir sobre as possíveis práticas de leitura ou com a leitura nas séries iniciais do ensino fundamental.

Publicado em 14/08/2007
12 - Aluno autor: o que se lê e o que se entende
Acesse já!

Analisar concepções de linguagem e de escrita. Refletir sobre a importância da constituição do gosto pelo escrever nas séries iniciais do ensino fundamental.

Publicado em 06/11/2007
13 - A gramática na escola: o que se faz?
Acesse já!

Observar a disposição dos conteúdos relativos à gramática na grade curricular das séries iniciais. Refletir criticamente a respeito dos conteúdos apresentados, levando em conta sua conexão com a realidade do aluno e sua forma de abordagem.

Publicado em 08/01/2008
14 - O que a gramática nos diz
Acesse já!

Discutir a abordagem tradicional das classes de palavras, a partir de gramáticas e livros didáticos. Analisar as definições e os exemplos colhidos nessas fontes, encaminhando uma reflexão crítica a respeito.

Publicado em 15/01/2008
15 - As relações entre a organização das palavras e a elaboração dos enunciados - da fala e da escrita.
Acesse já!

Perceber a organização das palavras a partir das classes básicas e dependentes. Observar a relevância de abordar as classes de palavras em contexto. Relacionar as construções advindas da oralidade com a elaboração do texto escrito.

Publicado em 15/04/2008
16 - As palavras surpreendem!
Acesse já!

Abordar o uso diferenciado das classes de palavras. Apontar os desvios em relação à norma-padrão. Refletir sobre a criação de "desvios" na expressão oral e escrita como mecanismo de geração de sentidos.

Publicado em 20/05/2008
17 - Trabalho com a linguagem no ensino fundamental
Acesse já!

Refletir sobre as principais questões que envolvem a relação língua - linguagem (ns). Discutir os objetivos  do ensino de língua - linguagem(ns) no ensino fundamental.

Publicado em 03/06/2008
18 - Planejando a formação do aluno leitor-autor
Acesse já!

Refletir sobre a relação leitor - autor. Verificar a importância de perceber o aluno como um leitor e um autor de sua própria palavra. Planejar a utilização da relação leitor-autor em sala de aula, para o ensino da língua.

Publicado em 24/06/2008
19 - Texto real e classes de palavras: é possível aprisionar as palavras?
Acesse já!

Refletir sobre a relação existente entre a categorização sistemática das palavras em classes gramaticais e seu uso corrente em textos. Analisar a importância do contexto e do texto na configuração e construção dos sentidos, através da utilização da língua materna.

Publicado em 15/07/2008