Oficinas
Cidadania Controle Social do Orçamento Público
Acesse já!

A participação da sociedade civil nas questões orçamentárias cresceu significativamente na última década. Com isso, o Ibase, em parceria com o Cederj/Cecierj, desenvolveu uma oficina para capacitação da sociedade civil, visando à qualificação da sociedade e dos atores sociais para o diálogo com o poder público e a instrumentalização para o exercício do controle social.

Esta é uma oficina de natureza informativa, voltada para um público interessado em conhecer as questões do orçamento público. Vai mostrar como você pode fazer para participar, compartilhar, interferir na vida da sua cidade em busca do bem-estar social e da consequente melhoria da qualidade de vida da população.

A oficina é dividida em 3 (três) módulos, abrangendo, assim, as etapas do processo orçamentário que mais interessam aos (às) cidadãos(ãs) em geral.

16/12/2008
Gênero
Sensibilização em Gênero e Educação
Acesse já!

A oficina destina-se ao público em geral.

Visa sensibilizar os profissionais da Educação para que possam melhor lidar, no cotidiano da escola, com as relações de gênero na sociedade, e contribuir para a inclusão dessas questões no currículo escolar.

A oficina apresenta o conceito de relações de gênero e discute suas implicações na sociedade e o papel da Educação na reprodução do preconceito e da discriminação. Leituras, debates e exercícios estão divididos em quatorze módulos abordando diversas questões relacionadas a gênero, educação, trabalho, comunicação e política.

Inclui bibliografia e sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.

Oficina oferecida em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/RJ).

Publicado em 27/06/2003
Gênero
Violência de Gênero
Acesse já!

Como perceber as situações de violência, que muitas vezes não são explícitas, manifestando-se em ideias, na linguagem, nas brincadeiras e no comportamento?

Aprender a lidar com diferenças e desigualdades, trabalhando conceitos (e preconceitos) sobre as diferenças entre homens e mulheres, é uma forma de combater as discriminações.

Oficina oferecida em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/RJ).

Publucado em 28/03/2003
Introdução à Educação Ambiental
Acesse já!

Temos que fazer uma escolha: optar entre o capitalismo selvagem ou os preceitos da Agenda 21 (aprovada na Rio 92), que procura harmonizar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, assegurando um permanente respeito e cuidado com a Biodiversidade.

Publicado em 29/03/2005