Módulo II
Elementos da linguagem: Ponto, Linha e Textura

7. 

Colagens e relevos

Para conseguirmos o efeito de textura num desenho, podemos colar objetos texturizados numa superfície ou usar materiais como massa corrida e gesso, que dependendo de como os trabalhamos, quando secam ficam rugosos ou ásperos.

Observe a capa desse manuscrito do século XI, onde foram incrustadas pedras e objetos entalhados:

Capa de um manuscrito do século XI


Nós podemos tocar os relevos e as esculturas e sentir a textura dos materiais com que foram feitos. Podemos criar texturas entalhando a madeira ou a pedra, vincando o metal ou marcando a argila. Observe estes relevos.

A aspereza morna da madeira:

Talha medieval, procedente da porta de uma igreja norueguesa – arte viking.


A suavidade gelada do mármore:

Baixo-relevo em mármore do fim do século VI a.C - arte etrusca.

Observe nestas esculturas:

A superfície lisa do metal:
O David (1430-1435) de bronze, de Donatello, é o primeiro nu na escultura renascentista.

A delicadeza gelada do mármore:

Coquille baillante (1964-65) é uma escultura realizada pelo escultor e poeta dadaísta francês Jean Arp. Criada em mármore, é uma cópia de um estuque ou gesso original. Arp, que foi um dos primeiros escultores a criar formas deste tipo, as denominou "concreções".

 
Voltar Índice do Módulo II Avançar