Pela Internet
Site da vez

www.palmares.gov.br

Conheça o portal da Fundação Cultural Palmares

Tatiana Serra

Imagem da página inicial do site
http://www.palmares.gov.br

Com o objetivo de promover a igualdade racial e a valorização das manifestações de matriz africana, a Fundação Cultural Palmares formula e implanta políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do País. Criada em 1988 e vinculada ao Ministério da Cultura, a Palmares foi o primeiro órgão federal criado para promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra.

Na página www.palmares.gov.br, é possível conhecer mais sobre a Fundação e o novo portal. No link Quem é quem, o internauta tem acesso aos contatos (telefones e e-mails) de cada um dos 15 integrantes da Fundação – o que demonstra uma das finalidades de um site: a interatividade. Nos links Alagoas, Bahia, Maranhão e Rio de Janeiro, há informações e contatos das representações da Fundação Cultural Palmares nesses estados.

Na Agenda Institucional, você encontra a descrição dos compromissos da presidência, do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira e do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro.
No espaço Ações afirmativas há informações sobre o conjunto de políticas públicas adotadas com o objetivo de promover a ascensão de grupos considerados socialmente minoritários.

O portal dedica espaço para informações de alguns serviços, como editais, concursos, cursos, eventos culturais e outros links interessantes; além do Calendário internacional da cultura negra, que traz informações sobre datas que marcaram a história do negro no Brasil e no mundo, entre outras.

No espaço Comunicação, os usuários têm acesso aos resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira mensalmente. Ainda em Comunicação, encontram-se o clipping da Fundação, a versão em pdf das edições da Revista Palmares e artigos institucionais. Em Ação internacional, a Fundação apresenta algumas ações na África, na América Latina e no Caribe.

No final da visita ao portal da Fundação Cultural Palmares, o internauta ainda pode votar no que mais gostou na nova versão do espaço.

Publicado em 20/12/2011