Pela Internet
Site da vez

Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro

Museu de Tudo

Karla Hansen

Imagem da página inicial do site
http://www.bibvirt.futuro.usp.br

Leia. Ouça. Veja. Conheça. Tudo. Melhor, sejamos relativos, quase tudo. É o que promete a premiada biblioteca virtual da USP. E é, de fato, o que se pode encontrar nela: um imenso acervo sem fundo e da melhor qualidade. Tem literatura, documento, história, cultura brasileira e universal, música, imagem, televisão, política, ciências, matemática, ai! Falta-me o fôlego. É, para quem sofre da paixão pelo saber, o site é de embriagar.

O objetivo é oferecer recursos educacionais a professores e estudantes, do ensino médio e da universidade, e suprir a carência de bibliotecas no país. Como "recursos educacionais" entenda-se o melhor do conhecimento acumulado e contemporâneo, 24 horas por dia, sete dias por semana. Seu conteúdo compõe-se basicamente de três partes: um acervo, uma área de atividades e uma seção com sugestões para fontes de pesquisa.

Já na página principal, tem-se alguns aperitivos do vasto cardápio: você pode ouvir entrevistas com cientistas famosos, os discursos de personalidades históricas: João Goulart, Juscelino Kubitschek e Luiz Carlos Prestes, ou as deliciosas canções criadas por Hélio Ziskind para os programas infantis da TV Cultura. Para ver, há uma entrevista, em vídeo, produzido pelo Museu da Pessoa, com o educador Paulo Freire e, também, "Brasil em Questão", com entrevistas a políticos, entre eles, o presidente Lula, Ciro Gomes e Garotinho, e especialistas.  Para ler, um oceano de possibilidades: em destaque, o famoso acervo de mais de seis mil obras da literatura universal do projeto Gutenberg, conhecido mundialmente por ter sido um dos primeiros a disponibilizar textos eletrônicos gratuitos para download na Internet. Mas também, obras de literatura brasileira, disponíveis em textos integrais e novas edições da Revista do Professor de Matemática. Na sessão "especiais" você encontra publicações originais de literatura de cordel, uma galeria de fotos e ilustrações de frutas brasileiras e aves que habitam o Campus da Universidade de São Paulo, além da exposição do museu de Arqueologia e Etnologia da USP.  Há, ainda, a sessão Eventos, em que se sabe de congressos, concursos, exposições, lançamento de livros e sugestões culturais, com um calendário que vai de janeiro a dezembro. Enfim, mas não finalmente, o infinito!

Há cinco anos "no ar", o portal já recebeu vários prêmios. Este ano, o de 1º lugar no iBest, na categoria de melhor site de Arte/Cultura, pelo júri popular. Merece. Só falta você. Vá e veja! Explore os seus quatro cantos, dezenas de páginas, sessões e outros tantos links. Navegue, mergulhe. Embriague-se!