Eventos

Eventos e cursos relacionados à educação e áreas afins




Faculdade de Educação da UFRJ oferece curso em saberes e práticas

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica, com quatro ênfases: Educação de Jovens e Adultos (40 vagas); licenciados em Geografia (30 vagas); licenciados em História (30 vagas); licenciados em Sociologia (30 vagas). Há preferência para aqueles que estão em atividade na rede pública. O curso se realizará às terças e quintas-feiras das 18h às 22h.
Prazo para inscrição: até 9 de maio de 2014
Local: Faculdade de Educação da UFRJ – Av. Pasteur, 250 – Praia Vermelha, Rio de Janeiro-RJ
Mais informações no site do Cespeb.

Mostra de filmes etnográficos

Cineastas indigenas expõe seu filmes nos dias 14, 15 e 16 de abril das 16h às 20h
Local: UERJ Auditório 91- Bloco F
Rua São Francisco Xavier, 524/9º andar Maracanã -RJ

I Seminário integrado de Observatórios da Educação da UFRRJ, UDESC e UNIVALI: um diálogo entre o Ensino Superior e a Educação Básica

A ser realizado nos dias 15 e 16 de abril no Instituto Multidisciplinar – Campus de Nova Iguaçu da UFRRJ. Informações no site http://obeducufrrj.wix.com/seminario#!form__map/c24vq

Revista de História promove debate sobre as ditaduras brasileiras

O caso sério do Brasil com o autoritarismo é o tema do Biblioteca Fazendo História de abril, que abordará os períodos ditatoriais do país e suas consequências para a formação nacional. O delegado e cientista político Orlando Zaccone e o jornalista Cid Benjamin são os convidados do debate promovido pela Revista de História da Biblioteca Nacional. O evento é gratuito.
O objetivo do encontro é avaliar a trajetória do autoritarismo no Brasil, passando pelo governo de Floriano Peixoto, o Estado Novo de Getúlio Vargas e o golpe civil-militar de 1964, que completa 50 anos este mês. As heranças deixadas por esses períodos e percebidas até os dias atuais também serão debatidas.
 Um dos assuntos abordados será a longa história da criação de opositores internos, que seriam facilmente elimináveis pelo “bem” da sociedade. “Sempre houve a construção de inimigos ‘matáveis’. Sejam eles os balaios, os seguidores de Antônio Conselheiro, os subversivos no período da ditadura, os traficantes ou os black blocs”, diz Zaccone.
Quem não puder ir até a Biblioteca Nacional pode acompanhar o debate ao vivo pelo Twitter da revista, http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br. Após o evento serão distribuídos aos alunos certificados de participação que valem como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.
Data: 15 de abril de 2014, terça-feira
Horário: 16h
Local: Biblioteca Nacional - Auditório Machado de Assis - Rua México, s/nº - Cinelândia, Rio de Janeiro-RJ

Inscrições abertas para curso em Histologia e Biologia Celular na Fiocruz

O Curso de Formação Continuada de Professores com Ênfase em Histologia e Biologia Celular, com aulas práticas e teóricas, está com inscrições abertas. A iniciativa é promovida pelo Laboratório de Patologia do Instituto Oswaldo Cruz. A ideia é promover capacitação e intercambio científico para fortalecer a formação continuada de professores de Ensino Médio de escolas públicas no estado. Durante as aulas, os professores receberão como material de apoio o "Kit Aula-Prática de Histologia e Biologia Celular", a fim de que as experiências sejam realizadas em sala de aula, vivenciando a ciência de forma lúdica, com a realização de experimentos práticos. As inscrições são feitas por meio de formulário eletrônico
Prazo para inscrições: 11 de abril de 2014
Mais informações: (21) 2561-1506 / 2562-1500 ou pelo endereço do curso

Olimpíada Brasileira de Matemática tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição envolve a participação de professores e alunos das redes pública e privada de todo o País. As instituições interessadas devem fazer o cadastro mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site do evento. As inscrições são gratuitas. A competição, além de promover a melhoria do ensino de matemática e contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral, seleciona os estudantes para formar as equipes que competirão em representação do Brasil em olimpíadas internacionais, que reúnem os melhores talentos de cada país na área. A divulgação dos resultados finais está prevista para dezembro.
Inscrições: até 9 de maio de 2014
Primeira prova: 6 de junho de 2014
Segunda fase: 21 de setembro de 2014
Terceira fase: 26 e 27 de outubro de 2014
Mais informações: www.obm.org.br 

MEC distribui livros sobre História da África e culturas africana e afro-brasileira

O Ministério da Educação lançou os livros Síntese da coleção História Geral da África e História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. A iniciativa é uma parceria do MEC com a Unesco no Brasil, no âmbito da Lei nº 10.639, que determina a inclusão de conteúdos sobre a história da cultura afro-brasileira e africana na educação básica nos sistemas de ensino. Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, o lançamento desses dois volumes pedagógicos representa um grande legado para o país e para a luta contra a discriminação. Serão distribuídos inicialmente 86 mil livros para as escolas da rede pública. A intenção é que esse material sirva de subsídio para os professores em sala de aula. O MEC ainda estuda ampliar a oferta de livros para o ensino fundamental e médio.
Data do início da distribuição dos livros: 21 de março de 2014

Museu Ciência e Vida traz exposição que provoca os sentidos

Voltada para o público infantil, a exposição Floresta dos Sentidos desafia as crianças a encontrar diferentes espécies na mata ao descobrirem pistas escondidas no cenário, como se fosse uma caça ao tesouro. A interação com o cenário de floresta acontece por meio de um jogo de computador comandado por uma preguiça. Na brincadeira, o público pode se encantar com a Caverna dos Sons e desvendar com suas próprias mãos os segredos escondidos no tronco do Toca-toca.
"Floresta dos Sentidos" é uma ferramenta lúdica para sensibilizar as crianças com relação a temáticas atuais que envolvem as florestas brasileiras, como a disputa por recursos entre espécies nativas e invasoras e o tráfico de aves e de informações para pesquisas. A exposição é produzida pelo Museu da Vida /Fiocruz e pela UFRJ e tem apoio da Faperj.
Horário: de terça-feira a domingo, de 9 às 17h
Local: Museu Ciência e Vida – Rua Ailton da Costa, s/n - Bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias-RJ
Para agendar visitas, basta entrar em contato pelo telefone (21) 2671-7797.

Colóquio de Filosofia da Educação abre chamada para trabalhos

O VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação está recebendo inscrições de oficinas (atividade prática em 60 minutos) e comunicações (apresentação de pesquisa ou relato de experiência em 20 minutos, seguida de debate) relacionados aos eixos temáticos do Colóquio, que terá como tema “O que pode a escola hoje em Nossa América?”. O intuito é questionar a potência da escola – como ambiente, como instituição, como forma, como espaço, como tempo, como mundo – no seu contexto de sentido, cultural e político. Os eixos temáticos são os seguintes: 1. Infância, espaço, tempo; 2. Filosofia, práticas, experiências; 3. Sujeitos, poderes, saberes; 4. Corpo, pensamento, vida; 05. Artes, tecnologias, linguagens. As inscrições são gratuitas.
Prazo para inscrição: 18 de abril de 2014
Data do evento: 2 a 5 de setembro de 2014
Local: UERJ – Programa de Pós-Graduação em Educação – R. São Francisco Xavier, 524 – 12º andar – Bloco F – Maracanã, Rio de Janeiro-RJ

Mais informações: http://www.proped.pro.br/upload/anexos/TerceiraChamadaVIICIFE.pdf

Pesquisadores da PUC debatem os 50 anos do Golpe Militar de 1964

Para debater o Golpe de 1964 e seus efeitos na vida política brasileira, a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio) organizou uma série de eventos, composta por seminários, congressos, palestras, mesas e jornadas, enquadrada numa agenda denominada "Calendário de Descomemoração do Golpe Civil-Militar: 50 anos de resistência e luta pela democracia – Ditadura Nunca Mais", programada para ocorrer durante todo o ano de 2014. A agenda teve início com a abertura da exposição "Resistir é Preciso", no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66, Centro), que vai até 28 de abril. No dia 19 de março, de 11 a 13h, pesquisadores do Núcleo de Estudos Constitucionais e do Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) participarão, com membros da CEV-Rio, da mesa "Memória, verdade e justiça", quando divulgarão os resultados do projeto "Políticas públicas de memória para o estado do Rio de Janeiro: pesquisas e ferramentas para a não-repetição", coordenado pelo professor José María Gómez, bolsista da FAPERJ. Mais informações: http://www.cev-rio.org.br

Museu de Astronomia promove atividades científicas em praias de Niterói

Nos próximos fins de semana, pesquisadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) irão agitar as praias de Niterói com a 6ª edição do Museu vai à Praia. E todas as atividades são gratuitas. Nos dias 15 e 16 de março estarão em Icaraí, nos dias 22 e 23 em Piratininga, 29 e 30 em Itaipu e, nos dias 5 e 6 de abril em Charitas, das 10h às 17h. Nessas datas, os banhistas que estiverem nas praias de Niterói poderão observar o Sol, de forma segura, através de filtros, de projetores ou de telescópios. Enquanto se divertem com suas famílias e amigos, poderão compreender como as ondas do mar são formadas e por que elas quebram ao chegar perto da areia. A tradicional oficina “Brincando com a Ciência” apresentará nas areias das praias de Niterói temas científicos de uma forma descontraída e interativa. As pessoas irão se deparar com invenções construídas com objetos domésticos que demonstram fenômenos de ordem mecânica, óptica e sonora. Tudo é feito com material simples e montado de forma extremamente clara: um conjunto de peças montadas que formam um experimento científico. Mais informações: www.mast.br

Faculdade de Educação da UERJ seleciona professores substitutos

Estão abertas as inscrições para o novo processo seletivo para professor substituto em diversas áreas da Faculdade de Educação.

  • Estudos aplicados ao ensino
    1. Ensino de Ciências
  • Educação inclusiva e continuada
    1. Ensino de Libras
    2. Educação Especial
    3. Educação de Jovens e Adultos
  • Estudos da subjetividade e formação humanas
    1. Filosofia Política e Educação
    2. Formação de professores para disciplinas pedagógicas.

Prazo de inscrição: até 24 de março de 2014
Prova escrita: 26 de março de 2014
Mais informações no site da Faculdade de Educação: http://www.educacao.uerj.br/.

Programa de Pós-Graduação em História oferece 20 vagas para doutorado

O Programa de Pós-Graduação em História da UNIRIO publicou o edital para o processo seletivo do curso de doutorado em História. O programa estrutura-se na área de concentração de História Social e em três linhas de pesquisa: Cultura, Poder e Representações; Instituições, Poder e Ciências; e Patrimônio, Ensino de História e Historiografia. Os cursos de mestrado e doutorado são reconhecidos pelo MEC e recomendados pela Capes.

Período de inscrição: de 7 a 22 de abril de 2014
Mais informações no site ou pelo telefone (21) 2542-1578.

UNIRIO promove simpósio internacional de Filosofia Pop

O I Simpósio Internacional de Filosofia Pop Corpos, imagens e culturas híbridas será realizado na UniRio. Com o objetivo de refletir filosoficamente sobre a cultura brasileira no mundo contemporâneo, com foco em suas ambiguidades e seus paradoxos, o simpósio será um espaço para pensar a filosofia nas culturas brasileiras e afro-ameríndias, a cultura de massa, os aspectos da ética e da política, o corpo e suas especificidades, a sociedade do espetáculo. O evento é voltado para pesquisadores da cultura brasileira na perspectiva filosófica, mas a participação está aberta a toda a comunidade acadêmica. Os interessados em apresentar trabalhos devem enviar suas propostas até o dia 30 de março. Serão aceitas inscrições para comunicações (teóricas), com tempo de apresentação de 15 minutos, e performances práticas, com tempo de 20 minutos.

Prazo para propostas de trabalhos: 30 de março de 2014
Data do evento: 7 a 9 de maio de 2014
Local: UNIRIO - Campus do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – Av. Pasteur, 458 - Urca, Rio de Janeiro-RJ
As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail filpopsimposio2014@gmail.com, de acordo com as especificações indicadas na chamada de trabalhos.

Mais informações: www.facebook.com/pages/I-Simp%C3%B3sio-Internacional-de-Filosofia-Pop/630125020391672 e www.unirio.br/arquivos/noticias/chamada-trabalhos-filosofia-pop

Linguística e Filologia são assunto de congresso em João Pessoa

Com o tema Produção do texto em perspectiva lexicogramatical: a questão da seleção vocabular, será realizado o XVII Congresso Internacional da Asociación de Linguística y Filologia de América Latina, com os objetivos de reunir trabalhos que discutam o ensino e a pesquisa sobre produção textual, criar parcerias de pesquisa sobre o ensino da produção do texto em linguagem formal e planejar a publicação de um volume sobre Adequação do vocabulário ao gênero textual. O pesquisador convidado é Paulo Osório, presidente do Departamento de Letras da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior – Portugal. Além dele, participarão professores de universidades cubanas, venezuelanas, moçambicanas norte-americanas e alemãs, sem falar em diversas universidades brasileiras.

Data do evento: 14 a 19 de julho de 2014
Prazo para inscrição: até 4 de abril de 2014
Local: UFPB, Cidade Universitária, Campus 1 (CCHL), João Pessoa-PB
Mais informações no site do evento.

CCBB apresenta obras de artistas plásticos realizadas na prisão da ditadura

É sabido que a música e o teatro foram expressões ricas em resistência ao regime militar de 1964. O que pouca gente conhece são as obras produzidas por artistas plásticos que foram presos ou que usaram sua arte como elemento de resistência ao autoritarismo. Algumas dessas peças estão expostas na mostra Resistir é preciso, que chega ao Centro Cultural Banco do Brasil depois de ser inaugurada em Brasília.

Data: até 28 de abril de 2014
Horário: de quarta a segunda-feira, das 10 às 21h
Local: CCBB-Rio – R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro-RJ
Mais informações no site do CCBB.

Eventos preparam jovens para a Olimpíada de Matemática 2014

Estão abertas as inscrições para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Responsável pela competição, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) lançou o Portal da Matemática, com videoaulas, exercícios interativos e outros materiais relativos ao conteúdo cobrado na competição. Podem se inscrever na olimpíada todas as escolas públicas do país com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. O procedimento deve ser feito no site da competição. Também são premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destaquem. Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas. A prova da primeira fase será no dia 27 de maio. Uma campanha para crianças apresenta um programa de aulas com experimentos práticos, que será enviado para escolas de todo o país, e anunciar o concurso de logomarca do congresso para estudantes.

Prazo para inscrições: 21 de março de 2014
Mais informações: http://www.obmep.org.br/apresentacao.html

Congresso Abipti 2014 priorizará o desenvolvimento de ambiente inovador

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Congresso da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), que definiu como tema para o congresso “Ambiente inovador no Brasil: desafios para o desenvolvimento socioeconômico”. O Congresso reunirá os principais atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Eles ministrarão palestras e debaterão os assuntos propostos. Além de conferências, o evento também contará com mesas-redondas e com a apresentação de trabalhos.

Data do evento: 6 a 8 de maio de 2014, em Brasília-DF
Mais informações: www.abipti.org.br/congresso2014.

Um ano em exposição

A exposição Em 1964, que permite ao espectador explorar os fatos culturais do período por meio de obras marcantes da literatura, da fotografia, do cinema e da música presentes nos acervos do Instituto Moreira Salles. É uma boa chance para os mais novos se informarem sobre o que foram aqueles tempos. Quem apoiou o golpe poderá comemorar e quem foi contrário poderá trazer à memória a importância da resistência aos dias maus. Acompanhe a linha do tempo de 64. Entrada franca. Classificação livre.

Data: até 23 de novembro de 2014
Horário: De terça a domingo, das 11h às 20h
Local: IMS – R. Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro-RJ
Informações e agendamento de visitas monitoradas para escolas: (21) 3284-7400.

Casa da Ciência/UFRJ apresenta exposição que discute sustentabilidade

A relação do homem com o meio ambiente, os impactos gerados pela fome de consumo infinita das sociedades urbanas atuais e as possíveis alternativas sustentáveis para a preservação da biodiversidade da Terra são os principais temas abordados na exposição Nós no Mundo, em cartaz na Casa da Ciência/UFRJ. Por meio de painéis, atividades interativas e vídeos, a exposição aborda temas como consumismo exagerado, mudanças climáticas, matrizes energéticas, desigualdades sociais e degradação ambiental, apresentando algumas das soluções existentes para um desenvolvimento mais sustentável, além dos dados de um “Lixômetro”, onde os visitantes podem ver contabilizado o lixo produzido diariamente na cidade do Rio de Janeiro desde a inauguração da exposição.
Data: até 30 de março de 2014
Local: Casa da Ciência da UFRJ – R. Lauro Müller, 3 – Botafogo, Rio de Janeiro-RJ (ao lado do shopping Rio Sul)
Mais informações no site da Casa.

Prefeitura de Belo Horizonte promove concurso literário nacional

Com prêmios de R$ 50 mil para a obra vencedora em cada categoria, o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte recebe trabalhos nas categorias Conto, Dramaturgia, Poesia e Romance. As inscrições são gratuitas e presenciais (ou com o texto e a ficha de inscrição enviados pelo correio).
Prazo para inscrição: 25 de abril de 2014
Para mais informações, veja o regulamento no Diário Oficial.

Exposição sobre o Rio e a presença africana na cidade

O Museu de Arte do Rio (MAR) tem um espaço permanente para exposições dedicadas ao Rio de Janeiro. Atualmente está em cartaz a imagináRio, que lança um olhar sobre a presença africana e tenta descobrir que imagens traziam em sua bagagem. Que imagens da cidade ajudaram a produzir? O que dessa construção se manteve, o que se ressignificou e o que se quis esquecer para dar lugar a outras representações? A mostra recorre a esse trânsito de imagens para narrar uma história simbólica da cidade.
Data: até 31 de abril de 2014
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos.
Local: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro-RJ